Turma Albert Einstein, a Educação do Campo na ELAA

“A coisa mais bela que podemos experimentar é o mistério. Essa é a fonte de toda a arte e ciência verdadeira.” (Albert Einstein)

 

 

A turma Albert Einstein foi construída diante de muitas lutas e desafios que se estendem até os dias de hoje, servindo de esteio para a construção de uma resistência forjada na luta por uma educação emancipadora e uma sociedade socialista. 32 (trinta e dois) sujeitos de 6 (seis) estados do Brasil se juntaram por um só ideal, fazer parte da primeira turma de Licenciatura Educação do Campo Ciências da Natureza com Ênfase em Agroecologia, curso esse que surgiu mediante a parceria entre a Via Campesina e a Universidade Federal do Paraná por parte do PROCAMPO – O Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo com a prática da Pedagogia de Alternância, visando construir a primeira turma de movimentos sociais dentro no estado do Paraná.

Em 2014 o curso teve início, onde através do processo seletivo 32 educandos e educandas se inseriram na ELAA- Escola Latino Americano de Agroecologia  localizada no Assentamento Contestado na região Metropolitana de Curitiba, município da Lapa. A ELAA não é somente um local de estudo durante o Tempo Universidade, mas também um espaço de formação continuada no sentido de construir a prática auto organizativa semelhante aos processos vividos nas escolas chamadas de COMUNA durante a Revolução Russa. Atualmente a turma permanece nesta caminhada com 24 educandos e educandas.

O curso se baseia numa proposta Freiriana de resgate humano como sujeito de si e de sua própria educação. Para além de ensinar, por uma aprendizagem libertadora de conquista e aumento de autonomia, com as consciências da característica humana de ser inacabado, o curso pressupõe como princípio a educação libertadora – progressista, pois, os envolvidos  são sujeitos construtores da história e transformadores do mundo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 5 =